Os riscos por tras das vitaminas e suplementos(Em ingles, com resumo traduzido) - by Frontline

Encontrei essa matéria encaminhada pelo Dr. Souto e achei simplesmente fantástica! No video é abordado pela Frontline os perigos por trás dos suplementos vitamínicos, será que realmente eles cumprem o que promete? E é exatamente isso que a matéria trata, eles pressionam o FDA que é um órgão regulador nos EUA sobre como eles estão analisando os produtos lançados pelos fabricantes, assim como nos temos a Anvisa, o problema é que lá o FDA como é colocado no video apenas avalia os produtos que são tarjados como remédios antes de chegar ao publico, ja os polivitaminicos não, ou seja você toma algo sem ser realmente homologado ou testado com seus efeitos, o produto só é retirado do mercado caso seja comprovado que ele faz mal, ou seja é o caminho inverso rs, um dos exemplos que é citado como exemplo é o famoso OxyElitePro que continha em sua formula um componente na formula que o fez ser retirado do mercado, ele foi correlacionado a algumas mortes o que pressionou sua saída, mas no próprio video o entrevistado que deveria defender o FDA sobre que aconteceu não tinha argumentos validos. Então fica aquele pensamento claro que você esta tomando algo que pode realmente te fazer emagrecer, mais a que custo?
Outros pontos colocados ali são os polivitaminicos para vitamina C, D, E e omega 3 por exemplo, onde em estudos profundos não foram encontrados nenhuma evidencia de que tomar esse tipo de medicamento traria algum beneficio, pelo contrario poderia causar problemas a saúde(no video explica melhor os estudos usados como provas contra as empresas), em resumo toda e qualquer vitamina pode ser obtida através de verduras, legumes, frutas e carnes, então porque recorrer a pílulas? Eu mesmo ja tomei polivitaminicos importados como o Optimen e para lhe ser sincero me deu sinais estranhos no peito após alguns dias, seguindo exatamente o que recomendava na embalagem, 3 comprimidos dia, fiz exames cardíacos e tudo mais, no final descobri que era os componentes usados na formula, diminui a quantidade para 1 por dia e os efeitos diminuíram, continuei a toma-lo por 5 meses(teimosia e achando que era uma pílula magica), não fiquei gripado nem tive problema algum de saúde nesse tempo, porem, apos esse tempo comecei a consumir comida de verdade e adivinhe? 2 anos com a saúde melhor do que naquela época sem nenhum problema de saúde como gripe, resfriados, ou qualquer outro problema corriqueiro ou mais serio, realizo exames periódicos de 6 em 6 meses e tudo esta em perfeito estado.
Agora reforço sera que realmente eles estão entregando o que prometem, será mesmo que você precisa daquela pílula que vendem como magica?
Vou deixar que vocês avaliem o video e vejam por si só, eu queria legenda-lo mas é muito trabalhoso e quem sabe faço no futuro ou em outro post, por hora deixo a informação e o ponto mais importante retirado do video, não foi comprovado em estudo algum que a utilização de suplementos vitamínicos tem alguma correlação com as melhoras colocadas por seus fabricantes, pelo contrario foi correlacionado problemas em todos eles, outro ponto muito importante é que a maioria dos produtos em seus insumos 60% em media da composição não estava descrito que continha na pílula, ou seja 60 % você esta tomando sem saber o que é... fora a qualidade desses insumos como é o caso do omega 3 que é usado como exemplo na reportagem, bastou a repórter cheirar o conteúdo de uma capsula para saber que aquilo não estava certo, e acredite sua grande maioria não tem obrigação de demonstrar seus métodos de produção.
Segue o video na integra e o audio, ambos em ingles:


FRONTLINE, The New York Times and the Canadian Broadcasting Corporation examine the hidden dangers of vitamins and supplements, a multibillion-dollar industry with limited FDA oversight.
Video completo:
http://www.pbs.org/wgbh/frontline/film/supplements-and-safety/
Audio:
https://soundcloud.com/frontlinepbs/supplements-and-safety

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio 30 dias bicho e planta

Prato Bicho e Planta - dia 37, 38 e 39

Curiosidade: O gato que mais velho já registrado se alimentava e forma low carb!