Carboidratos reais das frutas e sementes

Hoje trago pra vocês varias frutas e sementes, com suas reais quantidades de carboidratos presentes em cada alimento, não basta somente saber a quantidade total de carboidratos e sim a quantidade real, como exemplo vou falar sobre o coco e a banana, onde uma xícara de coco contém 12,18 gramas de carboidratos totais, porém, a quantidade de fibras é de 7,2 gramas, ou seja se você subtrair um pelo outro chegara ao valor real que é 4,98 gramas de carbos líquidos, uma quantidade muito menor se compararmos com a banana que por sua vez tem quase a mesma quantidade de carboidratos, sendo 14,85 gramas de carboidratos totais, diminuindo os 1,7 gramas de fibras o que resulta em 13,15 gramas de carboidratos líquidos no final da conta, o que é uma grande diferença. Então devemos abandonar a banana e começar a comer só coco? Claro que não rsrs, apenas não devemos encarar a fruta como um alimento de necessidade diária e que deve ser utilizado por todos, dieta não é receita de bolo e não se passa pela internet valores, quem faz isso é sua ou seu nutricionista, mas enfim tudo depende do seu planejamento, se quer perder peso cortar frutas com alta quantidade de carbos líquidos e utilizar com moderação os de carbos baixos é uma tática inteligente, agora se sua ideia é ganhar peso já é uma forma interessante de agregar a dieta com uma certa quantidade de raízes, gosto de tomar comer uma banana por exemplo no meu pós treino com whey de chocolate, não é um pós treino que utilizo sempre, ou seja não é uma regra! Apenas gosto de tomar de vez em quando porque é refrescante e me lembra muito um achocolatado com gosto de banana(postarei essa simples receita no futuro), para aproveitar como uns 2 a 3 ovos mexidos, tudo isso apenas é feito se eu estiver com fome, caso não esteja, simplesmente tomo meu banho e sigo a minha rotina. E novamente, não eu não posso passar quantidades de nada, eu não sou nutricionista e somente ele(a) pode lhe ajudar com quantidades, pois o que encaixa pra mim pode não encaixar pra você, pode parecer chato reforçar isso mas é uma necessidade minha sempre ser claro e transparente com vocês.
Sei que muitos vão pensar se isso é certo(a questão de tomar whey+bana+ovo), porque eu faço isso, etc. Bom eu como quando tenho fome, se não tenho fome não como, eu treino pesado por 1 hora + 1 hora de boxe e as vezes por mais que eu saia morto do treino eu não sinto fome, somente sinto vontade de descansar, então faço o que meu corpo pede, enfim já estou me estendendo muito com a questão do pós treino e isso é um tema para um próximo post :), agora voltando ao assunto principal a quantidade de carboidratos de cada fruta, eu encontrei uma fonte completa no site www.vidalowcarb.com.br, vou colocar a referencia direta do post retirado do site dela no final, achei bem detalhado e muito explicativo. Segue a lista retirado de lá:

Maçã (Un Med): Carboidratos 19,06 gr Fibras: 3,3 gr Carbs líquidos: 15,76 gr
Banana (Un Med): Carboidratos 14,85 gr Fibras: 1,7 gr Carbs líquidos: 13,15 gr
Uva (Un ): Carboidratos 0,9 gr Fibras: 0 gr Carbs líquidos: 0,9 gr
Tangerina (Un Peq): Carboidratos 9,34 gr Fibras: 1,3 gr Carbs líquidos: 8,04 gr
Coco (1 xíc): Carboidratos 12,18 gr Fibras: 7,2 gr Carbs líquidos: 4,98 gr
Abacate (Un ): Carboidratos 17,15 gr Fibras: 13,5 gr Carbs líquidos: 3,65 gr
Melão (1 xíc): Carboidratos 10,88 gr Fibras: 1,2 gr Carbs líquidos: 9,68 gr
Mamão (Un Med): Carboidratos 34,72 gr Fibras: 4,1 gr Carbs líquidos: 30,62 gr
Goiaba (Un ): Carboidratos 7,88 gr Fibras: 3 gr Carbs líquidos: 4,88 gr
Manga (1 xíc): Carboidratos 28,05 gr Fibras: 3 gr Carbs líquidos: 25,05 gr
Kiwi (Un ): Carboidratos 11,14 gr Fibras: 2,3 gr Carbs líquidos: 8,84 gr
Melancia (1 xíc): Carboidratos 11,48 gr Fibras: 0,6 gr Carbs líquidos: 10,88 gr
Morango (1 xíc): Carboidratos 11,67 gr Fibras: 3 gr Carbs líquidos: 8,67 gr
Framboesa (1 xíc): Carboidratos 14,69 gr Fibras: 8 gr Carbs líquidos: 6,69 gr
Abacaxi (1 xíc): Carboidratos 19,58 gr Fibras: 2,2 gr Carbs líquidos: 17,38 gr
Nectarina (Un ): Carboidratos 14,35 gr Fibras: 2,3 gr Carbs líquidos: 12,05 gr
Pêssego (Un ): Carboidratos 9,35 gr Fibras: 1,5 gr Carbs líquidos: 7,85 gr
Ameixa (Un ): Carboidratos 7,54 gr Fibras: 0,9 gr Carbs líquidos: 6,64 gr
Amora (1 xíc): Carboidratos 13,84 gr Fibras: 7,6 gr Carbs líquidos: 6,24 gr
Cereja fresca (1 xíc): Carboidratos 17,08 gr Fibras: 2,5 gr Carbs líquidos: 14,58 gr
Pêra (Un ): Carboidratos 25,66 gr Fibras: 5,1 gr Carbs líquidos: 20,56 gr
Laranja (Un Med): Carboidratos 15,39 gr Fibras: 3,1 gr Carbs líquidos: 12,29 gr
Limão (Un ): Carboidratos 5,41 gr Fibras: 1,6 gr Carbs líquidos: 3,81 gr
Caqui (Un Med): Carboidratos 31,23 gr Fibras: 6 gr Carbs líquidos: 25,23 gr
Jabuticaba (1 xíc): Carboidratos 24,44 gr Fibras: 1,2 gr Carbs líquidos: 23,24 gr
Maracujá (Un ): Carboidratos 4,21 gr Fibras: 1,9 gr Carbs líquidos: 2,31 gr
Acerola (Un ): Carboidratos 0,37 gr Fibras: 0,1 gr Carbs líquidos: 0,27 gr
Caju (Un ): Carboidratos 9,7 gr Fibras: 1,7 gr Carbs líquidos: 8 gr
Nozes (30gr): Carboidratos 4 gr Fibras: 2 gr Carbs líquidos: 2 gr
Amêndoas (30gr): Carboidratos 7,2 gr Fibras: 3 gr Carbs líquidos: 4,2 gr
Pistache (30gr): Carboidratos 8,39 gr Fibras: 3,1 gr Carbs líquidos: 5,29 gr
Castanha do Pará (30gr): Carboidratos 4,6 gr Fibras: 2,4 gr Carbs líquidos: 2,2 gr
Castanha de Caju (30gr): Carboidratos 6,8 gr Fibras: 1,8 gr Carbs líquidos: 5 gr
Macadâmias (30gr): Carboidratos 4,15 gr Fibras: 2,6 gr Carbs líquidos: 1,55 gr
Amendoim (30gr): Carboidratos 6,2 gr Fibras: 2 gr Carbs líquidos: 4,2 gr
Azeitona preta (10 un ): Carboidratos 2,06 gr Fibras: 1 gr Carbs líquidos: 1,06 gr
Azeitona verde (10 un ): Carboidratos 1,11 gr Fibras: 1 gr Carbs líquidos: 0,11 gr

Bom pessoal em resumo é isso, espero que tenham gostado desse assunto, amanhã é o ultimo dia do desafio 30 dias bicho e planta e reservei além de um post(que espero ter tempo de colocar amanha) uma novidade que explicarei melhor depois.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio 30 dias bicho e planta

Prato Bicho e Planta - dia 37, 38 e 39

Curiosidade: O gato que mais velho já registrado se alimentava e forma low carb!