Kefir muito mais que um simples alimento - Introdução e Como Cuidar

Ola pessoal, como havia comentado em posts anteriores hoje eu inicio um assunto com vocês, que é o Kefir, um alimento altamente benéfico para saúde e que eu consumo a 2 meses, como relato breve posso dizer que minha flora intestinal mudou da água para o vinho, recomendo altamente o consumo do mesmo, pretendo postar logo mais uns dois vídeos dando maior enfase ao tema, bom no meu caso sofria muito pois era desregulado e mesmo tendo uma alimentação low carb sentia que faltava algo ao meu organismo, além de ir ao banheiro e expelir em formatos que chegavam por diversas vezes a incomodar, além de não ser controlado como um relógio, o engraçado é que antes consumia diariamente yakult e foi o período que mais fiquei bem, afinal o mesmo também tem um probiótico, mas infelizmente vem junto açúcar... o que quebra todo o sentido no low carb rs, bem voltando ao enfoque eu sofria bastante e ao ler sobre o assunto ficava cada vez mais curioso, infelizmente não encontrava ninguém para me doar e após longos 2 meses eu comprei um, sim você leu certo e abaixo irei falar mais sobre, a partir dai como disse minha vida mudou, agora aquela sensação de falta de algo se foi, meu organismo é totalmente regulado e nada de dores ou estranhezas, só quem passa por isso sabe como é o antes e o depois.


Curiosidades retiradas do http://kefir.com.br/:

O uso do Kefir como alimento pode trazer benefícios e auxílio no combate a problemas de:

asma, acne, problemas renais, acidez estomacal, problemas circulatórios, colesterol, reumatismo, osteoporose, hepatite, bronquite, catarro, tuberculose, descontrole da produção de bilis, alergias, enxaqueca, males do cólon, úlceras, problemas digestivos, colites, bactérias hostis,
prisão de ventre, diarréia, candidíase, inflamações intestinais, ansiedade, depressão, diversos eczemas.

O uso do Kefir como alimento pode também trazer benefícios e auxílio para:
Regular pressão sanguínea
Sistema imunológico melhorando a resistência contra inúmeras doenças.
Regular o açúcar no sangue melhorando o diabetes.
Reduzir o processo de envelhecimento.
Possui Kefiran um anti-cancerígeno.
Beneficia coração, pâncreas, rins, próstata, fígado, músculos, cabelo, pele, sistema nervoso.
Kefir é um alimento probiótico.

Composição do Kefir:

O grão de Kefir é um agrupamento gelatinoso polissacarídeo que tem vários microorganismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente decifrada pela ciência.
Basicamente o Kefir contém:
8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.


Agora como cuido? É muito fácil! cuidar do seu kefir, vou colocar abaixo um mini tutorial tanto de leite, quanto de água(no momento apenas consumo o de leite):

COMO CUIDAR DO SEU PRIMEIRO KEFIR:

Caso você tenha recebido desidratado(procedimento normalmente utilizado para ser enviado por correios ou longas viagens) faça o seguinte:
Nas primeiras horas 3, hidrate-o com água filtrada.
Depois coe e coloque em um copo de leite ou água + açúcar mascavo(se for o de água) tampe com um pano de prato e prenda com um elástico por exemplo, depois é só deixar por mais ou menos 12 horas fora da geladeira, coe e despreze esse primeiro líquido.
Se você recebeu ele hidratado/Depois do procedimento acima:
Coloque em um copo de leite ou água+açúcar mascavo (se for o de água) e deixe fermentar por 12, 24 ou 36 horas, vai do seu gosto, quanto mais tempo mais ficar, mais ele irá fermentar e ficará com gosto forte, recomendo começar com 12 horas e ir aumentando até encontrar seu ponto ideal de paladar.

Caso nessa fase você observar que os seus grãos ficarem com cheiro ruim, (estragado=coisa podre) ou ficarem escuros, despreze esse pedaço.

Cheiro normal do kefir: o leite fermentado cheira algo como queijo, ou leite azedinho.


Aparência do leite fermentado: Ele pode separar-se em 2 partes dependendo do tempo deixado e da temperatura ambiente, uma nata e um soro amarelo esverdeado (dizemos que queijou).
Para consumi-lo, é só misturar com uma colher e coar normalmente.



Onde coloco para fermentar?  
O ideal são potes ou jarras de vidros de boca larga que podem ser facilmente lavados por dentro.
TAMPE esse pote com um pano e amarre-o com um elástico para evitar o ataque de insetos.
As moscas de frutas são implacáveis no ataque! entram e botam ovos, daí sua produção está perdida, não dá pra separar larvas de grãos de kefir. É LIXO!

Devo lavar os grãos todo dia?
Não! Aquela camada viscosa ao redor dos grãos é sinal de boa saúde dele. 
Se você lavar todo dia, vai retirar essa camada, e ele vai todo dia fabricar essa camada, causado um desgaste desnecessário nos grãos, causando o enfraquecimento e sua provável morte...

Meus grãos de kefir estão boiando, estão mortos?
Ao contrário, eles estão muito bem!



Qual a proporção ideal de kefir X leite?
Não há uma regra fixa para isso.
Idealmente seria 3 a 4 colheres de sopa de grãos para 1 litro de líquido.
Igualmente para o Kefir de água, colocando-se 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo.
Há quem coloque mais, ou menos.

Acho que já deu pra ter uma noção de como cuidar do seus grãos certo? Bem e aonde eu encontro eles? Isso você pode encontrar em lista de doadores de kefir, também existem nos mercados livres da vida a um preço na minha opinião justo, eu paguei 15 reais (mas você não disse que tinha de graça???), sim sim eu disse, mas as vezes você não acha e infelizmente tem que dar um jeito, e sinceramente esse valor não é nenhum absurdo pois se soubessem o trabalho que dá pra desidratar os grãos saberia que esse valor é mais simbólico pelo tempo dedicado a prática, afinal a pessoa perdeu um dia fazendo isso, de qualquer maneira se você achar quem doe é melhor, eu a primeira muda comprei via Mercado Livre como comentei no inicio do texto e após um curto periodo de tempo apareceu alguém querendo me doar uma muda, que eu dei a minha namorada, após isso é ir repassando para o máximo de pessoas possíveis.
Em um próximo post vou colocar uma história contando da experiencia do kefir com meu husky e como este alimento também o curou.

Bom, enfim por hoje é isso se você consome ou pensa em consumir comente abaixo.

E até a próxima! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio 30 dias bicho e planta

Curiosidade: O gato que mais velho já registrado se alimentava e forma low carb!

Motivação - Vamos falar um pouco sobre legado